Educação

Olimpíadas da Cidadania e do Património


As Olimpíadas da Cidadania e do Património decorreram entre 17 de fevereiro e 8 de junho na Plataforma Edufeira – Educação 5.0 e sagraram campeãs turmas de oito agrupamentos de escolas do concelho de Santa Maria da Feira. A notícia foi revelada pelo presidente da Câmara e pela vereadora da Educação no decurso das aulas às turmas vencedoras.

A competição, que envolveu perguntas de cultura geral ao estilo Trivial Pursuit, distinguiu nove turmas do 3.º e 4.º anos das seguintes escolas: EB Canedo (AE Canedo), EB Aldeia Nova (AE António Alves Amorim), EB Igreja (AE Corga de Lobão), EB S. Domingos (AE Argoncilhe), EB Igreja Escapães (AE Arrifana), EB Cavaco (AE Santa Maria da Feira), EB Santo António Rio Meão (AE Paços de Brandão) e EB Milheirós (AE Fernando Pessoa).

As Olimpíadas da Cidadania e do Património são uma ação da Plataforma Edufeira – Educação 5.0, incluída no PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, em que todos os alunos do 3.º e 4.º ano podem participar individualmente para alcançarem a melhor pontuação possível para a sua turma. Na competição deste ano, participaram cerca de 450 alunos entre os dias 17 de fevereiro e 8 de junho de 2020.

A melhor turma de cada Agrupamento recebeu a notícia através do presidente da Câmara, Emídio Sousa, e da vereadora com o pelouro da Educação, Cristina Tenreiro, que entraram nas aulas síncronas das turmas vencedoras para anunciar os resultados e mostrar o prémio obtido: um robot programável da Lego. A final, que estava prevista acontecer presencialmente com as nove turmas apuradas, não pôde realizar-se devido à pandemia Covid-19.