Município reconhece importância das inúmeras doações de empresários e população


“Juntos somos mais fortes” é uma máxima que nos dias de hoje assume especial sentido. No Município de Santa Maria da Feira, a comunidade tem unido esforços, desde o primeiro momento, numa postura solidária e de responsabilidade civil, para minimizar as dificuldades sentidas no combate ao novo coronavírus. Dos empresários à população têm sido muitos os que avançaram com diversas doações.

De uma forma clara e transparente, o Serviço Municipal de Proteção Civil elenca, numa base de dados específica, todas as doações e o respetivo doador, bem como as entidades para onde são reencaminhadas as referidas doações e a devida justificação, cumprindo com os critérios definidos relativamente ao formato das entregas, ao seu armazenamento e registo. A última atualização desta listagem foi divulgada na reunião de câmara desta tarde, 4 de maio, e aprovada por unanimidade.

9280 máscaras, 5400 luvas de latex, 1480 viseiras, são apenas alguns dos números que constam na lista de doações, mas muitas outras ofertas, como ventiladores, computadores, entre outros, foram entregues diretamente aos destinatários, não sendo, por isso, referidos no documento da autarquia. Os equipamentos de proteção individual, como máscaras, viseiras ou luvas, estão no topo das ofertas, mas constam, igualmente, colchões, camas articuladas, artigos de higiene pessoal, garrafas de água, desinfetantes de superfícies, computadores, entre muitos outros artigos. Estas doações têm sido distribuídas conforme as solicitações e necessidades que o Serviço Municipal de Proteção Civil recebe das diferentes entidades e instituições do território, como Hospital de S. Sebastião, ACES Feira/Arouca, Cruz Vermelha, Forças de Segurança, Bombeiros Voluntários, IPSS’s, Centro de Acolhimento de Doentes em Convalescença – Casa Ozanam, Juntas de Freguesia, Serviços Municipais, entre outras.

Desde o início da pandemia que o Serviço Municipal de Proteção Civil definiu um conjunto de critérios para dar resposta às necessidades que têm surgido, nomeadamente, no apoio logístico de emergência no alojamento, armazém, equipamento de proteção individual, alimentação, transporte, abastecimento, lavandaria, resíduos e higienização de espaços e viaturas.

De referir que o Serviço Municipal de Proteção Civil está a funcionar, desde o dia 20 de março, no Centro Empresarial do Europarque, local onde está igualmente alocado o Armazém de Emergência.

O Município de Santa Maria da Feira agradece todos os beneméritos, empresários e população, a título individual, as doações:

- Joana Lourenço;

- Dreammedia;

- Papeleira Portuguesa S.A.;

- MozelTintas;

- NICI;

- Luís Paulo;

- Autoeletrica Santa Maria;

- Amorim Cork;

- HairShow;

- Luís Sousa;

- Inducorte;

- Molaflex;

- Ecco;

- Mário Rebelo

- Albarrada Têxteis;

- Deslumbrantorbis, Unipessoal Lda;

- Macrogroup Portugal;

- ASP Indústria de Plásticos;

- Indaqua;

- JC Ribeiro;

- Ideias em Itálico;

- Liga dos Chineses;

Muitos outros optaram por canalizaram as suas ofertas diretamente para os seus destinatários, como Escolas, Hospital ou instituições de apoio social, não constando, por isso, neste registo.