Ação Social

Mais de 8,2 milhões de euros para apoio a comunidades desfavorecidas do concelho


No dia 3 de junho, foi apresentado, no Europarque, o Plano de Ação da Operação Integrada do Território de Intervenção da Área Metropolitana do Porto Sul (PAOITI AMP Sul), seguido da assinatura do Acordo entre a AMP e os cinco municípios abrangidos – Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra. Foi assim dado um importante passo para o apoio às comunidades desfavorecidas do concelho de Santa Maria da Feira.

No PAOITI AMP Sul constam respostas de proximidade, articuladas e eficazes para minimizar as diferentes vulnerabilidades das comunidades desfavorecidas, consubstanciadas em ações e intervenções focadas não só na redução da pobreza e da exclusão, mas também na promoção e qualificação dos recursos e das parcerias institucionais e na diminuição dos impactos sociais, económicos e de saúde provocados pela pandemia de COVID-19

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, Emidio Sousa, definiu este conjunto de respostas como um bom plano de ação, pela abrangência dos públicos-alvo, mas também pela diversidade das áreas de intervenção. “É um plano de ação que espelha bem a nossa política social”, frisou, garantindo que estas verbas serão bem investidas em “prol da coesão social do nosso território e da qualidade de vida da população”.

Até 2025, só em Santa Maria da Feira vão ser implementadas 43 intervenções de combate às desigualdades sociais, pobreza e exclusão social, nas suas múltiplas dimensões, num investimento superior a 8,2 milhões de euros. População sénior e idosa, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade múltipla, comunidades vulneráveis na saúde, pessoas com deficiência, agregados familiares de adultos ativos em situação de severa fragilidade socioeconómica, adultos ativos em situação de risco social extremo são as comunidades priorizadas para esta intervenção integrada.

O PAOITI AMP Sul está alinhado com os objetivos do Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto que resultou da candidatura da AMP ao Plano de Recuperação e Resiliência – Programa Integrado de Apoio às Comunidades Desfavorecidas nas Áreas Metropolitanas. Considerando a dimensão do território metropolitano e as suas especificidades, os 17 municípios foram agrupados em seis sub-regiões distintas. Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra dão forma à sub-região AMP Sul.

Publicado a 08.06.2022