Sociedade

COVID-19 | Novas medidas anunciadas para travar aumento de casos


Após a reunião extraordinária de Conselho de Ministros de 21 de dezembro, o Governo anunciou novas medidas para travar o aumento de casos de COVID-19 que entram em vigor já a partir das 00h00 do dia 25 de dezembro.

O período de contenção inicialmente previsto para a semana de 2 a 9 de janeiro foi antecipado, com teletrabalho obrigatório, encerramento de creches e ATL, e encerramento de discotecas e bares, já a partir do Dia de Natal.

Passa a ser obrigatório o teste negativo para estabelecimentos turísticos e alojamento local, casamentos e batizados, eventos empresariais, espetáculos culturais e recintos desportivos (salvo decisão da DGS). Os testes gratuitos aumentaram para 6 por pessoa.

Os estabelecimentos comerciais passam a ter lotação reduzida para uma pessoa por 5m2.

No Natal, dias 24 e 25 dezembro e no Ano Novo, nos dias 30 e 31 dezembro e 1 de janeiro, é obrigatório teste negativo para acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano; estão proibidos os ajuntamentos na via pública de mais de 10 pessoas na passagem de ano; e é proibido o consumo de bebidas alcoólicas na via pública.

 

Publicado a 22.12.2021