Município

Emídio Sousa apresenta no Porto bons exemplos na política de habitação


O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira apresenta, dia 24 de novembro, no âmbito da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, o exemplo do seu município no que diz respeito às novas políticas de habitação. Emídio Sousa será orador na conferência "Novas Políticas Locais de Habitação".

A abertura da conferência será feita por Álvaro Santos, CEO e fundador da Agenda Urbana, entidade que organiza com a Vida Imobiliária esta sessão onde participarão ainda António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia; Jorge Vultos Sequeira, presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira; José Pinheiro e Silva, presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra; e Miguel Reis, presidente da Câmara Municipal de Espinho. A moderação será de Paulo Valença da Agenda Urbana.

Santa Maria da Feira elaborou em 2020 a Estratégia Local de Habitação, “um instrumento programático de caráter estratégico e de âmbito municipal, articulado com o Plano Diretor Municipal, com as estratégias aprovadas ou previstas para as Áreas de Reabilitação Urbana delimitadas no território municipal e com os demais planos territoriais ou especiais com incidência na habitação ou na reabilitação urbana”.

O documento, elaborado em parceria com a Agenda Urbana, serviu ainda de enquadramento e suporte à elaboração da candidatura ao “1.º Direito”, programa de apoio ao acesso à habitação, que aposta em “abordagens integradas e participativas que promovam a inclusão social e territorial, mediante a cooperação entre políticas e organismos setoriais, entre as administrações central, regional e local e entre os setores público, privado e cooperativo”.

“Desde muito cedo que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira tem demonstrado uma preocupação muito grande com as necessidades de habitação da população do seu município. O seu presidente Emídio Sousa, sempre atento às oportunidades, não deixou escapar os recursos financeiros disponíveis com a Nova Geração de Políticas de Habitação” - refere Álvaro Santos, CEO da Agenda Urbana, empresa de consultoria na área do planeamento estratégico, desenvolvimento regional e urbano, reabilitação urbana, eficiência energética, inovação, administração pública e apoio à gestão de entidades públicas e privadas.

Emídio Sousa irá centrar a sua intervenção sobre a estratégia inovadora do município na promoção da acessibilidade à habitação, dando a conhecer as opções, programas e instrumentos que Santa Maria da Feira tem adotado para concretizar o potencial da Nova Geração de Políticas de Habitação.

Recorde-se que no âmbito desta política habitacional o município de Santa Maria da Feira irá investir 8.543.496,00€ o que permitirá encontrar 215 soluções habitacionais para as famílias feirenses.

Faça parte deste debate e conheça melhor a Estratégia Local de Habitação do seu Município. O acesso a esta conferência que se realiza no Centro de Congressos da Alfandega do Porto, pelas 11h15, no próximo dia 24 é gratuito, mas sujeito a registo. Acompanhe todas as novidades da Semana da Reabilitação Urbana do Porto no site oficial desta iniciativa.

 

Publicado a 22.11.2021