Educação

Erasmus+ Educação em Foco: boa prática e história de sucesso


Três professores do Agrupamento de Escolas António Alves Amorim vão participar, entre 10 a 16 de outubro, no curso estruturado “Digital STEAM. Teaching integrated science, art and mathematics with digital devices”, a realizar em Tallinn, na Estónia. Esta será a última mobilidade do projeto Erasmus+ Educação em Foco, que decorreu entre 1 de julho de 2018 e 30 de junho de 2021.

Educação em Foco é um projeto financiado pela União Europeia ao abrigo do Programa Erasmus+ no setor do Ensino Escolar, coordenado pelo Município de Santa Maria da Feira em parceria com os Agrupamentos de Escolas António Alves Amorim, Argoncilhe, Corga de Lobão e Fernando Pessoa.

Na sua avaliação final, o projeto foi identificado pela Agência Nacional de Erasmus + Educação e Formação como boa prática e história de sucesso.

“Não obstante os vários obstáculos derivados do surgimento da pandemia COVID-19 no decorrer de mais de metade da duração do projeto «Educação em Foco», o Município de Santa Maria da Feira conseguiu implementar um projeto com impactos muito relevantes para si e para os Agrupamentos de Escolas parceiros.

O projeto permitiu a mobilidade, nas tipologias Job Shadowing e Curso Estruturado, sendo que um dos cursos apenas se conseguiu fazer na componente virtual face às restrições da pandemia.

Foram 24 participantes do Município e dos quatro Agrupamentos parceiros, 13 dos quais elementos de órgãos de gestão e um psicólogo escolar, no âmbito das áreas chave da modernização da escola e do aperfeiçoamento de competências de gestão e administração escolar, e salienta-se a inclusão de 5 docentes na área da matemática do eixo “competências chave na área da matemática/literacia”, entre outros.”

“O Município envolveu maioritariamente participantes sem experiência Erasmus – a primeira experiência que tiveram num evento de mobilidade europeia – e agrupamentos de escolas com menos experiência e/ou sem experiência em Programa Erasmus+.

Houve um reforço e uma aposta “na capacitação das organizações que integram este consórcio e dos seus colaboradores, e desta forma contribuir para a estratégia de internacionalização do Município bem como para o reconhecimento da dimensão europeia da educação escolar”.

 

Publicado a 04.10.2021