Cultura

Apresentada programação de maio do Imaginarius


Foi apresentado a 28 de abril, no Imaginarius Centro de Criação, o programa da 20ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua referente ao mês de maio. Neste primeiro momento, de 27 a 30 de maio, o Imaginarius assume o formato maioritariamente digital, ainda que com espetáculos em jardins e nalguns equipamentos culturais, e contará com a participação de 171 artistas, oriundos de cinco países diferentes, em 14 projetos, nove estreias absolutas e cinco estreias nacionais, que com a sua linguagem artística e criatividade conduzirão o público por mundos mitológicos ou reais, consolidando o tema desta edição: o Mito e a Marca.

Estamos de regresso aos grandes eventos culturais em Santa Maria da Feira, ainda que de forma prudente”, começou por frisar Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal. Com um investimento global – para maio e setembro – de 291 000 euros, o Imaginarius que, este ano, celebra 20 anos, é o resultado “da nossa forte aposta na Cultura, que encaro como um ativo económico importantíssimo para o território, que se tem afirmado e conduzido à internacionalização”.

O Imaginarius evidencia-se como um projeto de abrangência plural, promovendo a acessibilidade social, intelectual e física a todos os públicos para a sua total participação e fruição cultural. E nesse contexto, como referiu o vereador da Cultura da Câmara da Feira, Gil Ferreira, a transição digital, “que era já uma opção estratégica em fase de implementação com o intuito de alargar o alcance do festival a outros e novos públicos, ganhou agora mais sentido, e o Imaginarius conquista um novo palco, o palco digital, que permitirá, simultaneamente, experienciar as artes e vivenciar o território, através do mapa interativo”.

A programação pensada para o mês de maio resulta, citando o vereador da Cultura da Câmara Municipal, Gil Ferreira, “da procura incessante do novo e da vontade de marcar uma tendência nas artes de rua, no circo contemporâneo e no discurso artístico para o espaço público”. No palco virtual, o público tem acesso a todas as áreas temáticas do Imaginarius – Programação Principal, Imaginarius Infantil, Criações Imaginarius e Mais Imaginarius –, com espetáculos de diferentes disciplinas artísticas e para todos os públicos. A estreia absoluta da criação da SALTO – Internacional Circus School, “Subtil Prelúdio à Humanidade”, no Cineteatro António Lamoso, a estreia da curta-metragem “Very Very Funny”, de Rui Paixão, André Costa Santos e Mariana Machado, na Biblioteca Municipal, e as Instalações “Despojos da Torre de Babel”, de Alexandra Couto e Paulo Pimenta, e O Cubo, de Elisabete Sousa e Diogo Martins, na Quinta do Castelo, integram a programação presencial em maio.

A criatividade do Imaginarius está presente também na diversidade gastronómica apresentada na área reservada aos Sabores Imaginarius. Com recurso aos conceitos de take away ou home delivery, os restaurantes oficiais proporcionam uma experiência mais completa e diferenciadora, através dos seus criativos e inovadores Menus Imaginarius, em complemento à oferta gastronómica dos estabelecimentos de restauração do Centro Histórico de Santa Maria da Feira. Com o mesmo conceito, take away ou home delivery, as Fogaçarias comercializam as fogaças certificadas e os seus subprodutos ou recriações. Disponível também para aquisição estará uma cerveja especial comemorativa da 20ª edição do Imaginarius, produzida exclusivamente com lúpulo feirense, assumindo-se como mais um elemento identitário e diferenciado desta edição.

No palco virtual do Imaginarius há ainda espaço para o bem-estar físico e mental que permitirá praticar aulas de yoga e sessões de mindfulness, via streaming, e simultaneamente explorar o património natural do concelho de Santa Maria da Feira, como a Zona Ribeirinha do Inha ou o Porto Carvoeiro.

O programa completo do Imaginarius está disponível para consulta aqui.

 

Publicado a 28.04.2021