Município Cultura Sociedade

Varandas há muitas, mas estas têm vista para espetáculos culturais


Serão 18 apresentações em 14 freguesias do concelho de Santa Maria da Feira que pretendem aproximar a Cultura dos cidadãos, ao mesmo tempo que transmitem mensagens de esperança e recomendações relativas à nova realidade em contexto de pandemia. ‘Alegria nas Varandas’ arranca a 1 de julho em Milheirós de Poiares. 

Inspirado na iniciativa da polícia italiana, o projeto ‘Alegria nas Varandas’, idealizado pela Décadas de Sonho e apoiado pelo Fundo de Fomento Cultural do Ministério da Cultura e pelo Município de Santa Maria da Feira, decorrerá nos quatro fins-de-semana do mês de julho, em alguns empreendimentos sociais e complexos habitacionais do Concelho. Os artistas proporcionarão aos residentes, num périplo por 14 freguesias, um total de 18 momentos de animação.

A proposta, que possibilita aos cidadãos assistirem a um espetáculo de rua a partir do conforto das suas janelas e varandas, segue a premissa do recurso a performances artísticas para melhorar a qualidade de vida das pessoas no contexto atual de pandemia, atenuando o isolamento social. Desta forma, recebem uma oferta diferente daquela a que podem ter acesso neste momento, contribuindo para a diversidade da oferta artística no território nacional. Relegam-se os ecrãs por uma aproximação a um contacto mais real, ainda que à distância, recordando a realidade pretendida de proximidade.

O espetáculo multidisciplinar incluirá a mostra de várias valências de teatro, música e dança, tomando a rua como palco para transmitir a mensagem de esperança “Vai Ficar Tudo Bem”. O público será convidado a acompanhar as coreografias, dançadas em grande parte ao som de música portuguesa, com textos que evoquem o sentir Portugal, lembrando “os nossos castelos, as nossas praias, as nossas gentes”. A dimensão educativa e pedagógica não é esquecida e o conteúdo do espetáculo será direcionado para a consciencialização relativa às medidas a tomar em contexto de pandemia, nomeadamente a higienização das mãos, o cumprimento das normas de etiqueta respiratória e o distanciamento social. 

Nestes “tempos estranhos em que vivemos”, os cidadãos verão as ruas das suas residências transformadas em salas de espetáculos. A descentralização permitirá que ‘Alegria nas Varandas’ tenha um maior alcance e fomente maior coesão social no território, percorrendo 14 distintas freguesias ao longo do mês de julho. A primeira apresentação decorre a 1 de julho, em Milheirós de Poiares, seguindo-se na mesma semana as freguesias de Sanguedo (2 de julho) e Fiães (3 de julho).

 

Publicado em 23/06/2020

(GCRPI)