Município Cultura Sociedade

Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira: referência nacional com 20 anos


Perto de 3 000 000 de visitantes, cerca de 2 000 000 de empréstimos, mais de 36 000 leitores inscritos, 240 500 documentos dentro de portas, são apenas alguns dos números (contabilizados entre 2000 e 2019) que marcam a história da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira que completou, no dia 17 de junho, 20 anos. A efeméride merecia uma comemoração à altura, mas o atual contexto de pandemia não o permitiu, no entanto, a data será celebrada, assim que possível, através do alargamento dos serviços prestados à comunidade.

Aos números juntam-se muitas outras histórias e estórias, construídas com e por pessoas, que “ergueram” o espaço de acesso, de oportunidades e de conexões que a Biblioteca Municipal é, tornando-a numa referência da cultura e do conhecimento, a nível nacional. Do álbum de memórias constam, entre inúmeras, a celebração dos 80 anos do Nobel da Literatura Portuguesa, José Saramago, e passagem de grandes nomes da filosofia e da literatura mundiais, como Salman Rushdie, Giuliana Sgrena, Zuhair al Jezairy, Spencer Tunick, a Nobel da Paz, Shirin Ebadi, entre muitos outros.

A biblioteca municipal foi criada em 1938 e, depois de instalada em vários edifícios, encontrou o seu próprio espaço num novo edifício construído de raiz, com assinatura do arquiteto Jorge Moreira da Costa, aberto ao público a 17 de junho de 2000, A partir dessa data, transformou-se num espaço de ACESSO (Aprendizagem, Confiança, Envolvimento, Sustentabilidade, Satisfação e Organização) à informação, à leitura, às tecnologias, à aprendizagem ao longo da vida, à criatividade, às artes, e constituiu-se como a ágora local.

Após um período de encerramento devido ao novo coronavírus, a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira reabriu o atendimento presencial, no dia 14 de maio, garantindo todos os procedimentos de segurança e as orientações da Direção-Geral de Saúde. E, uma vez mais, foi pioneira ao disponibilizar aos seus leitores, desde essa altura, acesso a vários módulos de informação da reconhecida base de dados EBSCO, tornando-se a primeira biblioteca portuguesa de leitura público a oferecer este serviço.

A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira está aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h00, e aos sábados, das 9h30 às 12h00. Em dias úteis, o empréstimo e devolução de documentos pode ser feito até às 19h00. Os leitores inscritos têm a oportunidade de usufruir da biblioteca para estudar ou trabalhar, utilizar os computadores ou as playstations e consultar documentos, com a permanência máxima de 1h30 no espaço.