angle-left Presidente da Câmara é “rosto político” da pasta de economia do Eixo Atlântico

Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal, foi nomeado para presidente da Comissão Política de Economia do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, estrutura que reúne os municípios do Norte de Portugal e da Galiza. O autarca anunciou o convite para este novo cargo em conferência de imprensa realizada no início da semana, 19 de julho, no Europarque.

 

 

Durante os próximos dois anos, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, será o “rosto” político da pasta da Economia do Eixo Atlântico, uma nomeação que o autarca considera “uma honra” e que surge na sequência “das dinâmicas que imprimimos nas nossas políticas públicas municipais no nosso território, nomeadamente na área do desenvolvimento económico e emprego”.

 

 

No âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência aprovado pela Comissão Europeia vão ser disponibilizados fundos comunitários que, além de reparar os danos mais imediatos da pandemia, criar emprego e apoiar investimento, pretendem tornar a Europa mais resistente às crises e torná-la também mais ecológica e digital. Nesta perspetiva, frisou o autarca, “temos de estar preparados, organizados técnica e politicamente, para conseguir atrair para esta região – Norte de Portugal e Galiza – os fundos comunitários que permitam um maior investimento na mobilidade, na regeneração urbana, na modernização da administração pública e dos serviços educativos, na sustentabilidade social e ambiental dos territórios, entre outras áreas fundamentais para o desenvolvimento e crescimento económico e qualidade de vida das nossas populações”.

Ao lado de Emídio Sousa na Comissão Política de Economia vai estar, em termos técnicos, Fernando González Laxe, professor catedrático de Economia na Universidade da Corunha, presidente do Fórum Económico da Galiza e presidente do Instituto de Estudos Marítimos da Universidade de Corunha.

 

Publicado a 21.07.2021