angle-left Envolvente às Termas mais moderna e acessível, com a mesma identidade

Com as obras de requalificação em curso há cerca de seis meses, “já é possível vislumbrar a beleza e a excelência que a envolvente às Termas de S. Jorge vai readquirir quando a empreitada estiver concluída”. Palavras do presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, no decurso de uma visita do executivo permanente à área intervencionada no centro da vila termal de Caldas de S. Jorge. “Este espaço vai ficar ainda mais bonito, com um toque de modernidade que privilegia o cidadão, mantendo a identidade de sempre”, frisou o autarca.

Com um prazo de execução de 18 meses, a requalificação urbana da envolvente às Termas de S. Jorge contempla a construção da rede de drenagem de águas residuais e pluviais e infraestruturas elétricas/iluminação; a requalificação de arruamentos, passeios e faixa de rodagem; a reorganização dos espaços de estacionamento; a reabilitação do Largo do Coreto e do passeio junto ao rio Uíma, com ligação aos circuitos pedonais do Parque das Ribeiras do Uíma; a preservação e valorização das áreas verdes; a relocalização do parque infantil; e a substituição da sinalização e mobiliário urbano.

Respeitar os valores e a identidade dos diferentes espaços que circundam o balneário termal foi um dos compromissos da Autarquia no projeto de requalificação, nomeadamente a preservação de todo o património arbóreo saudável, o arranjo e conservação de locais emblemáticos como o Jardim Dr. Carlos Ribeiro e o Largo do Coreto, que já evidenciam um toque de modernidade, com novas acessibilidades, mais próximas e mais amigas do cidadão.

A construção de toda a rede de infraestruturas de água, saneamento e iluminação, entretanto já concluída, foi a intervenção mais exigente e demorada da primeira fase da empreitada. Finalizada está também a requalificação da Rua António Henriques Ribeiro e parcialmente intervencionada a Rua Monte de Cima, que beneficiará do novo espaço de estacionamento criado para apoio às Termas de S. Jorge, que deverá ser mantido e melhorado para utilização futura.

Resultado das intervenções realizadas durante o primeiro meio ano, a vila termal já dispõe de um novo parque infantil e de uma área juvenil dedicada à prática de slide – certificados e prontos a utilizar – junto ao circuito de manutenção sénior. Um espaço de lazer e de atividade física intergeracional que renasceu em pleno centro da vila, implantado na margem direita do rio Uíma, onde já é possível brincar, exercitar e conviver em segurança, desfrutando de todo o espaço natural envolvente.

“Nunca tive dúvidas de que os transtornos causados por estas obras seriam largamente compensados com os inúmeros benefícios, que já começam a tornar-se evidentes quer para os residentes quer para os visitantes”, vincou Emídio Sousa no final da visita, realizada a 22 de novembro.

Com um investimento municipal superior a 2 milhões de euros, a requalificação urbana da envolvente às Termas de S. Jorge deverá estar finalizada no outono de 2022, concretizando mais uma etapa da estratégia municipal de revitalização dos centros urbanos e de espaços emblemáticos do território feirense para usufruto pleno das populações.

 

Publicado a 23.11.2021