angle-left Dia Internacional da Cidade Educadora: Famílias desafiadas a participar

A 30 de novembro celebra–se o Dia Internacional da Cidade Educadora e Santa Maria da Feira volta a associar-se a estas comemorações, dinamizando um conjunto de iniciativas que pretendem envolver alunos, professores e pessoal não docente, mas também as famílias, porque todos são parte única de uma Educação diferenciadora e de qualidade na “Cidade Educadora” que é Santa Maria da Feira.

“A Cidade Educadora, Cidade de Paz e Oportunidades” é o lema escolhido para a edição deste ano do Dia Internacional da Cidade Educadora e é com base no tema que se desenrolam as iniciativas propostas pela autarquia feirense para as escolas públicas, privadas e solidárias, para as turmas dos cursos de Artes Visuais e para as famílias.

O desafio para as famílias é simples, mas privilegia a criatividade. A Câmara Municipal convida as famílias a filmarem uma pequena performance ou gravarem uma mensagem de vídeo que deverá incluir as palavras “Cidade Educadora”, com a duração máxima de 1 minuto e em formato horizontal. Interpretar a canção oficial da efeméride (disponível aqui), ou recorrer com imaginação à utilização de plantas ou sementes, fazendo o paralelismo entre as sementes e as oportunidades que a sua cidade oferece, bem como a importância de cultivar a paz e a boa convivência e conservação da biodiversidade, são algumas das sugestões.

As mensagens gravadas deverão ser enviadas até ao dia 28 de novembro, para o email smfcidadeeducadora@gmail.com, com a identificação dos participantes. O melhor vídeo de família receberá um prémio surpresa.

Em Santa Maria da Feira, o Dia Internacional da Cidade Educadora (30 de novembro) começa às 9h30 com o hastear da bandeira da Cidade Educadora, junto ao Orfeão da Feira, pelo Presidente da Câmara Municipal. Às 11h01 – Hora da Cidade Educadora – as escolas que se inscreveram previamente apresentam a sua performance ou mensagem. Nas duas escolas secundárias que lecionam cursos de Artes Visuais (Escola Secundária de Santa Maria da Feira e Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, em Fiães) vão ser exibidas instalações artísticas com base num vaso de grandes dimensões oferecido pelo município.

O programa completo está disponível AQUI.

 

Publicado a 22.11.2022