Termas com História[s]


Os testemunhos dos termalistas são esclarecedores e o médico que os acompanha confirma os benefícios. Há mais de 14 anos que um grupo de entusiastas frequenta um programa terapêutico nas Termas de S. Jorge, sempre no final do verão, e os resultados são notórios. Regressaram a 22 de setembro para iniciarem mais uma "cura termal" de 20 dias!

Falamos de beneficiários da Caixa de Previdência do Pessoal dos Serviços Municipalizados da Câmara Municipal de Gaia e familiares, na sua maioria aposentados, que se mantêm fiéis ao ritual de uma temporada anual nas Termas de S. Jorge, em busca do tão ansiado bem-estar físico e mental que ali encontram. E não se trata de efeito placebo!

Abílio Ferreira, de 77 anos, é um exemplo paradigmático. Participa neste programa desde a primeira edição apoiada pela Caixa de Previdência. "Alinho em tudo o que seja bom e faça bem", conta-nos de forma pronta, recordando os tempos em que o corpo começou a ressentir-se das "mazelas nos ossos", que o obrigavam a tomar injeções duas a três vezes por ano.

"Felizmente isso acabou", confidencia. Logo no primeiro ano, notou melhorias evidentes "nas costas e nas vias respiratórias". Também a esposa, Maria Emília, sentiu os efeitos benéficos da "cura termal", em si e no marido. Aliás, foi com grande regozijo que assistiu à redução dos "roncos" de Abílio (expressão do próprio, em jeito de brincadeira) durante o sono, mas também das constipações, que antes eram frequentes.

"Nunca abandonei os tratamentos nas termas, mesmo durante a pandemia, enquanto foram possíveis, porque sinto que me fazem falta", conta-nos o Sr. Abílio com visível entusiasmo. "Além de me sentir muito bem, poupo em medicamentos e a Caixa de Previdência também poupa. Na verdade, poupamos todos”, enfatiza.

O médico de clínica geral da Caixa de Previdência, Manuel Guedes, acompanha Abílio Ferreira e os restantes elementos do grupo há muitos anos. Conhece-os como poucos, por dentro e por fora, e confirma uma "notória" redução de pedidos para "medicação analgésica e anti-inflamatória", realçando ainda a melhoria das suas capacidades motoras, agilidade, confiança e vigor.

O clínico reconhece que a prática termal ao longo dos anos foi determinante para uma "melhoria sustentável na mobilidade" e "recuperação do equilíbrio/estabilidade, que em certos casos já era precário". O Dr. Guedes, como é carinhosamente tratado pelos utentes, salienta ainda "o alívio de sintomas dolorosos e incapacitantes que são próprios de alterações degenerativas crónicas e da idade".

Na ‘radiografia’ à saúde e bem-estar deste grupo, o médico aponta também exemplos de "melhorias muito significativas" em situações crónicas do foro respiratório, nomeadamente pacientes que sofrem de rinossinusites, “já conformados com as queixas permanentes”, que acabaram por beneficiar de um "franco alívio dos seus sintomas".

Numa avaliação global dos utentes, o clínico refere "progressos significativos nas suas patologias" e "melhorias sustentáveis das queixas em quadros osteoarticulares crónicos", com o restabelecimento de capacidades que chegaram a estar seriamente comprometidas a curto prazo.

E ajudará o facto destes termalistas participarem de forma coletiva neste programa terapêutico? O Dr. Guedes está convicto que sim. “O programa, na forma como foi projetado, promove um convívio também ele importante nas relações interpessoais, incentivando partilhas e encontros sempre ricos do ponto de vista psicológico”. Que o diga Abílio Ferreira, que foi assumindo a coordenação do grupo ao longo dos anos e acompanhando o seu crescimento. “No início, éramos apenas meia dúzia de maduros e muitos começaram desconfiados. Este ano somos 44, alguns estreantes e muitos repetentes!”, refere com visível orgulho.

De facto, o que acaba por tornar-se mais notório e mais gratificante nesta experiência termal em grupo é a boa disposição, o espírito de cooperação, a simpatia e a empatia entre termalistas, técnicos e corpo clínico das Termas de S. Jorge. Uma relação que perdura há mais de 14 anos e que já se tornou familiar.

Que assim continue. E que sirva de inspiração a outros grupos que procuram saúde e bem-estar físico e mental no coletivo.

Todos serão bem-vindos!

 

. Nas fotos: 25 dos 44 participantes desta edição e o casal Abílio Ferreira / Maria Emília.

. Informações sobre os programas termais: 256 375 460.