Hiba


Nome científico

Thujopsis dolabrata (L. f.) Siebold et Zucc.

 

Nome comum

Hiba, Falsa-tuia-do-japão

 

Família

Cupressaceae

 

Descritor

(L. f.) Siebold et Zucc. [Carl Linnaeus Filho (1741–1783), Philipp Franz Balthasar von Siebold (1796–1866), Joseph Gerhard Zuccarini (1797–1848)]

 

Tipo de origem

Alóctone

 

Origem

Japão

 

Descrição da espécie

A Thujopsis dolabrata é uma árvore perenifólia de médio a grande porte, que pode atingir 30 a 40 m de altura. A copa, estreita ou larga, tem um formato cónico e com os raminhos bastante pendentes. O tronco, por vezes multicaule, encontra-se revestido por casca castanho-avermelhado-escura, fina, que se desprende em tiras verticais em árvores mais velhas. As folhas, de 4 a 7 mm de comprimento, são simples, carnudas, escamiformes, as laterais oval-lanceoladas e ligeiramente encurvadas, muito maiores que as dorsoventrais, de formato amplamente obovado, comprimidas e de ápice obtuso. São aromáticas, de cor verde-escura-brilhante na página superior e com distintas marcas estomáticas, de cor branca, na inferior e dispõem-se de forma oposta e decussada nos ramos. A floração ocorre entre abril e maio, sendo as inflorescências masculinas estróbilos solitários de cor verde-negra. O fruto é uma pinha de formato ovoide ou irregularmente globoso, de 0,7 a 1,5 cm de comprimento e 0,6 a 1 cm de diâmetro, inicialmente de cor verde-clara e castanho-azulada na maturação, com 6 a 8 escamas em forma de cunha, cada uma com uma protuberância piramidal junto ao ápice. Cada escama fértil com 3 a 5 sementes, de formato elipsoide, de 4 a 5 mm de comprimento e 3 a 3,5 mm de largura e aladas.

 

Observações

A Thujosis dolobrata é a única espécie do género Thujopsis, da mesma forma que, por exemplo, o conhecido Ginko biloba (ginko ou nogueira-do-japão) ou a Metasequoia glyptostroboides (metasequoia). Existem duas variedades: T. dolobrata var. dolobrata, nativa do sul e centro do Japão, e T. dolabrata var. hondai, nativa do norte do país, com pequenas diferenças entre si. Estas encontram-se, nomeadamente, ao nível das folhas e dos frutos, respetivamente, maiores e com escamas mais grossas na variedade dolobrata. O nome do género provém do nome de árvore Thuja e da palavra grega opsis, que significa “semelhante”, o que se traduz em “semelhante a uma Thuja”. O restritivo específico, dolobrata, significa em “forma de machadinha” em latim, numa alusão ao formato das suas folhas.

 

Legenda: Hiba

 

Legenda: Hiba (folha)