Diplomacia Económica

O exercício da Diplomacia Económica pelo Município de Santa Maria da Feira, consiste num conjunto de iniciativas relacionadas com atividades económicas transnacionais, que através do uso da influência diplomática portuguesa, da diplomacia municipal e da diáspora feirense emigrante e imigrante, pretende criar e explorar oportunidades para o território, as empresas e a economia de Santa Maria da Feira.

Em Santa Maria da Feira, a finalidade do exercício da diplomacia económica (sintonia entre ação diplomática e económica) é o crescimento e o desenvolvimento económico integrado do Concelho, através da realização de mais e melhores exportações feirenses, da internacionalização das empresas feirenses e da promoção de Santa Maria da Feira como o melhor destino para se investir, trabalhar e viver.

O objetivo geral é dinamizar o networking entre os diferentes intervenientes, o aumento das oportunidades de negócio, a promoção do território e dos produtos de alta qualidade de Santa Maria da Feira, a angariação de clientes e parceiros, a atração de investimentos e de talento emigrante e imigrante altamente qualificado, assim como fortalecer a competitividade e a internacionalização das empresas de Santa Maria da Feira. 

O Município, a nível internacional, assume o papel de facilitador dos contactos entre os vários agentes espalhados pelo globo, favorecendo a comunicação e a interação entre todos.

Neste âmbito destaque para os embaixadores bizfeira (http://www.bizfeira.com/pt/feirenses-no-mundo/) e as câmaras de comércio de identidade lusa (https://rccp.pt/camaras-de-comercio/localizacao).