educação em foco

As grandes metas do ensino na atualidade prendem-se com o formar cidadãos críticos, dinâmicos, esclarecidos, proativos, capazes de se adaptarem ao mundo e às suas constantes mudanças. Neste âmbito, é fulcral que a escola possibilite a capacitação necessária à realização e desenvolvimento pessoais, à cidadania ativa, à coesão social e à empregabilidade.

Tudo isto é consonante com as opções do Conselho da Europa e do Parlamento Europeu, em 2006, espelhadas nas oito competências-chave essenciais para a aprendizagem ao longo da vida: comunicação em língua materna; comunicação em línguas estrangeiras; competência matemática e competências básicas em ciências e tecnologias; competência digital; aprender a aprender; competências sociais e cívicas; espírito de iniciativa e espírito empresarial; sensibilidade e expressão culturais.

É neste contexto que se torna importante responder a algumas das necessidades dos AE deste consórcio em termos dos resultados escolares dos alunos e, em particular na disciplina da matemática, implementação e desenvolvimento das TIC nos processos de ensino e aprendizagem, melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, melhorar a qualidade do serviço prestado, fomentar a articulação, cooperação e partilha entre docentes dentro e fora da escola, desenvolvimento de ações que permitam a aquisição de competências centradas nos alunos e para os alunos.

Destina-se a elementos da direção, membros dos conselhos gerais, coordenadores de departamento, coordenadores de ciclo, docentes de matemática, docentes que pretendam aperfeiçoar a utilização TIC, línguas estrangeiras, docentes dos cursos vocacionais. Para tal, foram selecionados dois fluxos de job shadowing e cinco cursos estruturados, num total de 19 mobilidades, que irá responder às necessidades deste consórcio.

 

Objetivos do projeto "Educação em Foco"

. melhorar as competências dos profissionais para responder às necessidades individuais dos aprendentes e para lidar com a sua diversidade social, cultural e linguística;
. melhorar as competências ao nível da gestão e organização das escolas;
. desenvolver a dimensão internacional das escolas;
. alargar o conhecimento sobre outras realidades culturais e educativas;
. estimular o pessoal ligado à educação para a formação ao longo da vida no âmbito das suas funções e responsabilidades específicas e transversais à organização;
. prevenir o absentismo e o abandono escolar por forma a garantir a escolaridade obrigatória e a promoção do sucesso educativo e a qualidade das experiências de ensino e das aprendizagens;
. divulgar experiências, ideias e materiais, possibilitadores do desenvolvimento de uma prática investigativa e de inovação educacional através da disseminação boas práticas;
. fomentar o reconhecimento das aprendizagens.

 

Etapas do projeto "Educação em Foco"

. mobilidades job shadowing e cursos estruturados no estrangeiro;

. períodos de exploração e implementação das boas práticas europeias adquiridas;

. momentos de disseminação a nível local, nacional e internacional;

. períodos de avaliação.

 

Acredita-se que os resultados alcançados sejam integrados nas práticas de gestão e organização das escolas e nas práticas educativas, através dos seus documentos estruturantes. Acredita-se ainda que os resultados alcançados permitirão a exploração e integração de novos métodos e ferramentas de trabalho que poderão ser ajustados à escola.

Com este projeto espera-se ter impacto ao nível da realização pessoal, da participação na aprendizagem ao longo da vida num contexto europeu; do conhecimento e da diversidade das línguas. Estabelecimento de pontes com novos parceiros europeus das quais possam resultar outras atividades e projetos no âmbito da União Europeia, perspetivando-se, desta forma a sua internacionalização. A qualidade da ação educativa terá impacto positivo nas aprendizagens dos aluno.

Duração do projeto: 01/07/2018 > 30/06/2020

Período de candidatura: 16/07/2018 > 03/08/2018