TRÂNSITO Reordenamento da circulação viária na zona histórica de Santa Maria da Feira

De forma a garantir maior tranquilidade e segurança de circulação no centro histórico de Santa Maria da Feira, a Câmara Municipal vai redefinir a postura do trânsito nesta zona do concelho, conferindo privilégio aos peões e a possibilitando a ampliação das esplanadas dos estabelecimentos comerciais aí inseridos.

Assim, o trânsito na zona histórica da cidade ficará restringido apenas aos moradores com autorização prévia para acesso às garagens e aos comerciantes dos estabelecimentos comerciais para cargas e descargas, a efetuar entre as 7h00 e as 11h00, de segunda a sexta-feira.

Mais se informa que, nos meses de julho, agosto e setembro de 2020, é proibido o trânsito aos fins-de-semana, de sexta-feira a domingo, nomeadamente para cargas e descargas, entre as 11h00 de sexta-feira e as 7h00 de segunda-feira.

A Câmara Municipal apela à compreensão de todos para eventuais transtornos.

Documentos:

AVISO - Alteração da postura de trânsito na zona histórica de Santa Maria da Feira.pdf

DESCONFINAMENTO Piscinas Municipais de Santa Maria da Feira reabrem a 6 de julho

As Piscinas Municipais de Santa Maria da Feira reabrem as atividades aquáticas no dia 6 de julho, com todas as medidas de segurança decretadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Entre estas, destaca-se a redução em, aproximadamente, 60 por cento do número de alunos por turma, de forma a respeitar o distanciamento social mínimo exigido.

O Diretor Geral do HMC Sports, Jorge Amorim, garante a segurança do equipamento, afirmando que «os três clubes, Feira, Fiães e Lourosa, dispõem de tudo o que é necessário para cuidar da saúde e bem-estar de todos no regresso aos treinos, em segurança. Agora é hora de retomar, paulatinamente, todas as nossas atividades, com a qualidade e profissionalismo de sempre».

Com a reabertura das atividades aquáticas, serão retomadas as aulas de natação adultos, níveis C e D, natação jovens, níveis D, E e F, Hidroginástica, Hidrobike, e ainda, inseridas nas modalidades terapêuticas, Hidroterapia e AquaPilates. O Regime livre também será permitido, mediante pré-marcação obrigatória por telefone.

O acesso a todas as informações, nomeadamente turmas e horários, não dispensa a consulta da página oficial HMC Sports ou o contacto, presencial ou telefónico, com as secretarias.

De recordar que os clubes HMC Sports foram alvo de algumas intervenções de melhoria durante o encerramento decorrente do Estado de Emergência. O ginásio, bem como as aulas indoor e outdoor, estão em funcionamento desde o dia 1 de junho.

Ainda durante o período de confinamento, o HMC Sports lançou a plataforma HMC Online, com a disponibilização de aulas e treinos, consultas de nutrição à distância e outros conteúdos exclusivos, atualmente acessíveis mediante subscrição de um plano semanal, mensal ou trimestral.

O HMC Sports sempre estabeleceu a vida saudável como o seu principal objetivo, pelo que, sendo uma instituição que se caracteriza pela defesa de altos padrões de qualidade e segurança, estabelece como prioridade merecer a confiança de todos.

Publicado em 02/07/2020

(GCRPI)

COVID-19 Viagem Medieval 2020 cancelada

A renovação do Estado de Emergência, no dia 17 de abril, inviabiliza a realização da XXIV Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, a maior recriação histórica da Europa que iria decorrer de 29 de julho a 9 de agosto, em Santa Maria da Feira. Para a organização da Viagem Medieval – Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Empresa Municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira – “o que importa são as pessoas” e, nesse âmbito, a XXIV edição é cancelada. “Viveremos juntos esta viagem em 2021”, reforçam os promotores.

Das medidas excecionais e temporárias adotadas pelo Governo, no âmbito do combate à COVID-19, consta a não realização de eventos de massa, desde 28 de fevereiro e até ao 90º dia útil após o término do Estado de Emergência. Com o Estado de Emergência a vigorar, para já, até ao dia 2 de maio, a XXIV Viagem Medieval não pode realizar-se em Terra de Santa Maria.

Todos os cenários possíveis estiveram em cima da mesa e foram amplamente ponderados e discutidos pelas três entidades que assumem a organização, mas além da renovação do Estado de Emergência contou também para esta decisão unanime o parecer pedido à Unidade de Saúde Pública da Feira/Arouca que aponta para o cancelamento como a decisão a tomar nesta altura de Pandemia.

Em 2021, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que completa 25 anos, voltará a transformar o Centro Histórico da cidade de Santa Maria da Feira num intenso palco de momentos da História de Portugal – “De Condado a Reino: A Dinastia Afonsina; 3 Séculos de História(s)” – e, como sempre, proporcionará experiências únicas aos muitos milhares de visitantes esperados.

2021 – Contexto histórico da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria: “De Condado a Reino: A Dinastia Afonsina – 3 Séculos de História(s)

Recordar homens e mulheres que tiveram um desejo, uma vontade: fundar um reino!

Outros vieram, reis e rainhas, e continuaram esta missão, construindo e consolidando, ao longo de três séculos, este pedaço de Mundo. Lutaram contras as adversidades de épocas cheias de dor e preconceitos, mas porque acreditavam nas suas convicções ao perseguir os seus ideais, construíram o reino de Portugal.