angle-left Direitos das crianças com deficiência debatidos no arranque do novo ano letivo

Com o arranque do novo ano letivo, os cuidadores de crianças e jovens com deficiência em idade escolar querem conhecer e debater os apoios e as respostas existentes nas escolas e na comunidade para esta população. “Os Direitos das Crianças e Jovens com Deficiência em Contexto Escolar” é o tema do VI Encontro de Cuidadores de Crianças e Jovens com Deficiência em Idade Escolar, agendado para 1 de outubro, às 18h00, na plataforma Zoom. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.

Neste encontro, que vai reunir cuidadores e técnicos especializados, serão apresentados os apoios e as respostas que as escolas e a comunidade colocam ao dispor dos alunos com deficiência e respetivos cuidadores/encarregados de educação. A discussão partilhada desta temática visa a consciencialização coletiva sobre a capacidade, interdependência e corresponsabilização de todos para questões como a equidade de direitos, inclusão, diversidade e redução de desigualdades em contexto escolar.

Promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o VI Encontro de Cuidadores de Crianças e Jovens com Deficiência em Idade Escolar conta com a participação da psicóloga Marisa Brito, do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas Coelho e Castro e elemento da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva do mesmo agrupamento. Todos os cuidadores têm voz ativa neste encontro e são convidados a participar, porque é na partilha que se encontram soluções e ultrapassam dificuldades comuns.

A relevância dos temas abordados nos últimos cinco encontros e a sua realização no formato online têm possibilitado uma participação cada vez mais abrangente, com inscrição de cuidadores de diferentes pontos do país, que encontram nestas sessões um relevante espaço de partilha de testemunhos e experiências, ajustado ao perfil dos destinatários.

Foi no início de 2020 que um grupo de cuidadores – pais de crianças e jovens com deficiência em idade escolar de Santa Maria da Feira – sentiu necessidade de criar um espaço para partilhar experiências e, simultaneamente, encontrar respostas ajustadas às necessidades efetivas das suas famílias. Com o apoio da Autarquia e o acompanhamento permanente de uma equipa profissional multidisciplinar, a ideia passou à prática e tem dado frutos, sobretudo ao nível da capacitação.

Ao longo do último ano foram vários os temas de interesse dos cuidadores abordados nos diferentes encontros periódicos, dos quais se destacam o estatuto do cuidador informal, as necessidades de cuidados emocionais e de saúde dos cuidadores, os direitos e deveres das crianças e jovens, a capacitação das famílias, os apoios disponíveis e as respostas da comunidade, os desafios dos cuidadores em tempo de pandemia e estratégias para a prevenção de riscos associados à sexualidade.

Tal como nas edições anteriores, este encontro, que terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa, é dirigido aos cuidadores de crianças e jovens com deficiência, mas está aberto a todos os interessados nesta temática. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, até 30 de setembro.

Publicado a 15.09.2021