angle-left Quarta e última fase do desconfinamento antecipada

A quarta e última fase do Plano de Desconfinamento foi antecipada para sábado, 1 de maio, fazendo coincidir o início desta nova realidade com o fim do Estado de Emergência, anunciou o Governo a 29 de abril, após a reunião de Conselho de Ministros.

Santa Maria da Feira é um dos 270 concelhos do território continental que avança para a fase seguinte deste plano. Assim, a partir do dia 1 de maio, os restaurantes, cafés e pastelarias passam a encerrar às 22h30 durante a semana e aos fins-de-semana e a lotação permitida por mesa é de seis pessoas no interior ou 10 nas esplanadas; todos os estabelecimentos comerciais (lojas e centros comerciais) podem funcionar até às 21h00 durante a semana e até às 19h00 ao fim-de-semana; as salas de espetáculos culturais poderão funcionar igualmente até às 22h30 durante os sete dias da semana; os grandes eventos exteriores e interiores são permitidos com diminuição da lotação; casamentos e batizados com 50% de lotação; é permitida a prática de todas as modalidades desportivas, bem como a atividade física ao ar livre e em ginásios, incluindo as aulas de grupo.

O Estado de Emergência que termina às 23h59 do dia 30 de abril, dá lugar à Situação de Calamidade e, apesar do risco de transmissibilidade do novo coronavírus estar controlado, mantém-se o dever cívico de confinamento.

O Governo pediu, entretanto, um estudo de novas regras a implementar em todo o País, a partir do momento em que a população com mais de 60 anos esteja vacinada, o que se prevê que venha a acontecer no final do mês de maio.

Consulte aqui as novas medidas em vigor na quarta fase de confinamento.