angle-left Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Santa Maria da Feira ativado

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Santa Maria da Feita pronunciou-se hoje, 27 de março, por unanimidade, favorável à ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, em resposta ao combate à COVID-19 que entrou em fase de mitigação, às 00h00 do dia 26 de março.

Na sequência da entrada em fase de mitigação da COVID-19, às 00h00 de 26 de março, determinada pela Direção Geral de Saúde, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, convocou a Comissão Municipal de Proteção Civil para auscultar o parecer técnico e especializado dos seus membros sobre a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Santa Maria da Feira.

Não obstante todas as medidas municipais de combate à Covid-19 em curso desde 11 de março, adotadas em consonância com as recomendações e normas da Direção Geral de Saúde, e a devida articulação já em curso com todos os presidentes de Juntas de Freguesia e com todos os agentes de Proteção Civil, em especial com os Serviços de Saúde, o Conselho Municipal de Proteção Civil entendeu que, com o evoluir da situação epidemiológica e entrada na nova fase de mitigação, se justifica a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil Municipal.

Emídio Sousa prevê que, na consequência da entrada nesta fase de mitigação, seja necessário mobilizar, não só todos os recursos públicos, mas também recursos privados, de todo o território, para a necessária resposta à crise pandémica. Neste contexto, determinou a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil com efeitos imediatos.

De referir ainda que, com a entrada em Estado de Emergência Nacional, declarada pelo Presidente da República, a 18 de março, foram criadas as condições técnicas, disponíveis desde 20 de março, para a instalação de um Centro Operacional de Comando, no Europarque, que agora assumirá um papel central na coordenação e gestão centralizada de toda a ação e apoio aos agentes da proteção civil, às comunidades, às entidades e aos profissionais de saúde do concelho de Santa Maria da Feira, cabendo a sua coordenação operacional ao Presidente da Câmara Municipal.

Documento: Despacho do Presidente da Câmara Municipal _ 27 de março.

Ajude a parar o Coronavírus. Adote medidas responsáveis!

Siga todas as recomendações da DGS.