angle-left Lab inDança apresenta nova criação no Festival Internacional de Dança

Após a sua estreia na 20ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, a nova criação do Lab inDança, em formato de filme experimental, “Retrato”, ruma agora à margem sul do Tejo, em Almada, para integrar a 29ª Quinzena de Dança de Almada – Festival Internacional de Dança. “Retrato” vai ser exibido no dia 7 de outubro, às 21h00, no auditório Fernando Lopes-Graça, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, seguindo-se um momento de conversa entre o público, a equipa artística e os interpretes.

A curta-metragem Retrato é a nova criação artística do projeto de Santa Maria da Feira, Lab inDança, e resulta de um longo período de incertezas e adaptações provocado pelas adversidades inerentes à crise pandémica. Em 2020 estava previsto a criação de um novo espetáculo, no entanto, todas as condicionantes levaram à necessidade de repensar dinâmicas e o modelo da sua apresentação, nascendo assim o “Retrato”.

“Uma viagem interior a partir de interrogações sobre si próprio e da exteriorização de pensamentos e emoções vindos de diferentes formas de olhar a própria imagem. Redescobrir o corpo através do gesto, do som, da pintura e da vontade, construindo paisagens imaginárias e poéticas numa dança que oscila entre a realidade, o sonho e a perceção do intérprete a projetar-se no mundo. Este filme nasce da força da intenção sobre o lirismo com que a verdade se retrata”.

O Lab in Dança é um projeto de dança inclusiva criado e dinamizado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, desde 2015, com direção artística de Clara Andermatt, que passa por proporcionar a todos, e em particular a pessoas com deficiência, múltiplas experiências formativas e performativas em dança contemporânea, assente na ideia de acessibilidade da experiência artística enquanto valor e direito. O Lab InDança é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através da iniciativa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social.

Publicado a 04.10.2021