angle-left Concurso de artes plásticas e fotografia “Free Your heART’22” abre candidaturas

De 1 a 31 de maio, decorre o período de candidaturas para a quarta edição do concurso municipal de artes plásticas e fotografia “Free Your heART’22”, dirigido a estudantes e/ou residentes no concelho de Santa Maria da Feira, dos 13 aos 25 anos. Deste concurso resultará uma seleção de 30 trabalhos, que serão apresentados, dentro e fora do território feirense, em formato de exposição itinerante.

“Free Your heART” é um concurso de trabalhos de tema livre, bidimensionais (pintura, desenho, fotografia e técnica mista) e tridimensionais (escultura, maqueta e instalação), aberto a todos os estudantes e/ou residentes do concelho de Santa Maria da Feira, com idades compreendidas entre os 13 e os 25 anos, subdivididas em duas categorias: dos 13 aos 17 anos (Categoria A) e dos 18 aos 25 anos (Categoria B). Em cada uma delas, serão atribuídos vales de oferta aos 1º, 2º e 3º classificados, no valor de 200, 100 e 50 euros, respetivamente.

O júri desta edição será composto pelo escultor Paulo Neves, pelo fotógrafo Humberto Barbosa, pela Jovem Autarca Bárbara Freitas, por um professor de Educação Visual do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa e por um dos vencedores da terceira edição do concurso. Os 30 selecionados receberão um certificado de participação e um Kit Cultura, que contempla a entrada num evento promovido pelo Município, um espetáculo cultural no Cineteatro António Lamoso e um cartão municipal Feira Card. Os jovens terão ainda a oportunidade de participar num fim de semana formativo, com visita a museus nacionais e/ou internacionais, em data a anunciar pela organização.

Com este concurso, de âmbito concelhio, a Autarquia pretende incentivar diferentes talentos e promover a participação ativa dos jovens em iniciativas culturais e artísticas. Os trabalhos selecionados serão divulgados numa exposição itinerante, que percorrerá as onze escolas básicas e secundárias dos nove Agrupamentos do concelho, para além de uma exibição fora do território de Santa Maria da Feira.

As candidaturas ao “Free Your heART’2022” devem ser submetidas online, entre os dias 1 e 31 de maio, através do link

À semelhança das edições anteriores, este concurso é promovido e dinamizado pelo Gabinete da Juventude com a colaboração permanente de um grupo de jovens que, no âmbito do projeto Jovem Autarca 2018/2019, conceberam e desenvolveram a proposta de realização do “Free Your heART”.

De referir que a terceira edição, realizada em 2021, registou um número recorde de 75 trabalhos apresentados a concurso, dos quais foram selecionados 30, que já estiveram patentes no Centro de Vacinação do Europarque e na Universidade do Minho, mantendo-se atualmente em itinerância pelas escolas básicas e secundárias do concelho de Santa Maria da Feira.

Publicado a 28.04.2022