angle-left Câmara ofereceu fogaças a voluntários e profissionais de saúde

Em Santa Maria da Feira é tradição, por ocasião da Festa das Fogaceiras, oferecer fogaças, ícone da gastronomia feirense, a quem se quer bem! A Câmara Municipal voltou a cumprir esta tradição e, ao final da tarde de terça-feira, 19 de janeiro, ofereceu 578 fogaças a todos os voluntários e profissionais de saúde que, desde 2021, acautelam o bom funcionamento do Centro de Vacinação contra a COVID-19.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira cumpriu a tradição secular das gentes de Santa Maria da Feira e ofereceu, num momento simbólico, fogaças a três voluntários da Bolsa Local de Voluntariado que, diariamente, dão do seu tempo ao próximo, zelando pelo bom funcionamento de toda a estrutura, e a sete profissionais de saúde, em representação de cada uma das categorias profissionais do ACES Feira/Arouca responsáveis pelas inoculações contra a COVID-19, no concelho.

No total, a autarquia ofereceu cerca de 578 fogaças, uma referência da gastronomia feirense, produto certificado com Indicação Geográfica Protegida.

A janela de esperança para debelar esta pandemia abriu-se em 2021 com o início da vacinação contra a COVID-19, “um processo novo, difícil e exigente”, referiu o autarca na ocasião, “que se revelou um sucesso pelo empenho e dedicação de todos os voluntários e profissionais de saúde envolvidos”. Emídio Sousa reforçou ainda que a oferta destas fogaças simboliza “o nosso agradecimento sincero, não só da Câmara Municipal, mas, com certeza, de toda a população feirense, pelo vosso profissionalismo e entrega benemérita, nestes últimos tempos difíceis, contribuindo para que o nosso Centro de Vacinação seja um dos melhores do país”.

Reza a História que a Festa das Fogaceiras teve origem num voto ao Mártir S. Sebastião, feito pelo povo da Terra de Santa Maria, numa altura em que a região teria sido assolada por um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de proteção, o povo prometeu, em cada dia 20 de janeiro, uma procissão e a oferta de um pão doce e delgado, habituado a ser confecionado para ocasiões especiais: a fogaça.

Publicado a 19.01.2022