angle-left Marcha coletiva percorre o centro da Feira no Dia Internacional das Cidades Educadoras

O Município de Santa Maria da Feira vai assinalar o Dia Internacional das Cidades Educadorascelebrado em todo o mundo a 30 de novembrocom a realização da marcha coletiva “A cidade educadora não deixa ninguém para trás”. Aberta a toda a comunidade, esta iniciativa terá início pelas 10h00, junto ao Orfeão da Feira, logo após o hastear da bandeira das Cidades Educadoras. O programa comemorativo desta efeméride decorre entre 22 e 30 de novembro.

No dia 22 de novembro, a EB de Sobral, em Mozelos, acolhe o espetáculo “O Leão e o Rato”, que retrata a história de dois animais que criam uma amizade única e surpreendente. Esta iniciativa, que assinala também o Dia Universal dos Direitos da Criança – celebrado a 20 de novembro –, aborda temas atuais e pertinentes como os direitos das crianças, a igualdade de género e o bullying.

No mesmo dia, no início da reunião quinzenal do executivo camarário, que terá lugar no salão nobre dos Paços do Concelho, a jovem autarca Sara Prata vai ler a declaração alusiva ao Dia Internacional da Cidade Educadora 2021 – "A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás".

A marcha “A cidade educadora não deixa ninguém para trás”, agendada para 30 de novembro, é aberta a pessoas de todas as idades e condições físicas. O itinerário definido contempla passagens por entidades e serviços que têm um impacto educativo positivo na comunidade, como a Piscina Municipal, Isvouga, Junta de Freguesia, Academia de Música, EB Nº2 Feira, Centro de Saúde, Cineteatro António Lamoso, EB Nº1 Feira, estádio do CD Feirense, Bombeiros Voluntários, Biblioteca Municipal, CerciFeira, Igreja Matriz e Câmara Municipal, onde estará patente uma instalação de arte coletiva e tela alusiva às Cidades Educadoras. No final do percurso, serão distribuídos origamis pelos participantes e recolhidas opiniões dos cidadãos para gravação de podcast pela RCF.

Desde 2002 que o Município de Santa Maria da Feira integra a Rede de Cidades Educadoras, pactuando com o objetivo comum de capacitar o território enquanto potência educativa, através da educação formal, não formal e informal, concretizando um projeto educativo global, que não deixe ninguém para trás. Desde então, tem assumido o papel de regulador e promotor da afirmação de um território educador, que procura compreender o sentido das políticas municipais, à luz dos princípios do movimento das cidades educadoras.

Publicado a 17.11.2021