angle-left Café com os Avós em Mosteirô

Sorrisos e conversas sobre tempos idos entre Fogaça e chá

O presidente da Câmara, Emídio Sousa, visitou mais uma idosa que vive sozinha, Alice Maceda, numa iniciativa mensal que pretende chamar a atenção para a importância de cuidar e preservar o sentido de vizinhança.

Alice Maceda esperava ansiosa pelo presidente da Câmara à porta de sua casa. Ainda sem acreditar na visita que receberia nesse dia, foi com um sorriso de orelha a orelha que abraçou o autarca e lhe deu as boas-vindas à casa onde nasceu e sempre viveu em Mosteirô.

Filha da terra, relembrou a infância e a escola onde descobriu a sua aptidão para a Matemática. O trabalho, no entanto, chamava por ela, e dedicou-se, durante 48 anos, ao setor do calçado numa fábrica de borracha, onde ajudou a fazer muitos chinelos e sandálias. Uma lesão num braço afastou-a da confeção e levou-a a dedicar mais tempo aos pais, de quem cuidou até ao fim. Agora, continua a viver na casa que lhe preenche o coração e ao qual dedica grande parte do seu tempo.

Mais recentemente, ganhou uma segunda casa, o salão paroquial de Mosteirô, onde se reúne com as outras voluntárias e ajuda a preparar as roupas para crianças da associação Dress a Girl Around the World – Grupo de Santa Maria da Feira. É a voluntária mais velha, 84 anos, do concelho e do país, dentro da associação. Das 9h00 às 19h00, Alice ajuda a passar a ferro, sem pausas e sem trocas de turno, feliz por contribuir e feliz, sobretudo, pela família que a ‘adotou’, as voluntárias e também as vizinhas, sempre atentas e cuidadoras.

Café com os Avós é uma iniciativa do presidente da Câmara que, uma vez por mês, visita os idosos do Concelho, levando sempre uma Fogaça, numa tentativa de chamar a atenção para a importância de cuidar e fazer companhia a quem está mais só ou isolado.