angle-left APOIAcomARTE: exposição solidária reúne 21 artistas

Entre 27 de novembro e 9 de janeiro, o Museu Convento dos Loios, em Santa Maria da Feira, acolhe a Exposição Coletiva de Artes – APOIAcomArte, que reúne obras de 21 artistas de diferentes geografias, jovens e consagrados, que responderam prontamente ao repto da Associação Centro Social Vilamaiorense, doando parte das suas criações, cujas receitas reverterão a favor do CACi – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, valência da IPSS Vilamaiorense.

Alexandra de Pinho, Ana Maria, André Silva, António Melo Rosa, Bruno Marques, Carlos Mendonça, Casa dos Choupos, Eduarda Coimbra, Elisabeth Leite, Frederico Martins, Joana Cruz, Marco Baptista, Mário Vitória, Miguel Neves Oliveira, Norberto Jorge, Paulo Moreira, Paulo Neves, Rui Apolinário, Samuel Santos, Sara Alves e Telmo Mota são os 21 artistas representados nesta Coletiva de Artes, que integra pintura, ilustração, escultura, fotografia, mobiliário e instalação.

“Trabalhar em verdadeiro espírito colaborativo e comunitário, permitindo que a Arte constitua também um elo agregador da comunidade, envolvendo artistas como agentes de solidariedade em que todos alcançam o fim a que se propõem é o desígnio desta Exposição Coletiva de Artes – APOIAcomARTE”, explica a Associação Centro Social Vilamaiorense no catálogo da exposição.

Gil Ferreira, vereador do Pelouro da Cultura, Educação, Juventude e Turismo, sublinha que “o apoio ao Terceiro Setor é uma causa que é de todos e que deve tocar a todos” e enaltece “a prontidão e a enorme generosidade dos artistas envolvidos”. O autarca esclarece que esta Coletiva de Artes é muito mais do que uma exposição temporária que reúne obras de jovens e consagrados artistas. “É, acima de tudo, um compromisso com o Outro, com a solidariedade, com a vontade de transformar, com a busca incessante de novas formas de fruição artística”, enfatiza.

Para além dos artistas envolvidos, também a comunidade é chamada a associar-se a esta causa. Ao adquirir as obras de arte pelo seu valor real, munícipes e visitantes estarão a contribuir para o um apoio efetivo à Associação Centro Social Vilamaiorense, que com este e outros apoios pretende dar continuidade às obras de reconversão do edifício destinado à valência de CACi – Centro de Atividades e Capacitação da para Inclusão, direcionada para pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade.

A inauguração da Coletiva de Artes – APOIAcomARTE está marcada para 27 de novembro, sábado, às 16h00, no Museu Convento dos Loios. A exposição ficará patente até 9 de janeiro, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h00; aos sábados e domingos, das 14h30 às 17h30.

Publicado a 19.11.2021